Expressões da Questão Social no Brasil

 EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL

  

Sem dúvida, o crescimento do 3º setor no Brasil é algo evidente e de proporção cada vez maior.

A partir do momento em que o setor público já não se apresenta como principal responsável pela questão social em sua íntegra, o trabalho das entidades, associações, organizações não governamentais e afins (3º setor) se torna cada vez mais necessário.

A sociedade, sem perceber, está diante de um Estado que perde sua autonomia nos setores fundamentais: Saúde e Educação.

A matéria publicada na revista Filantropia, Titulada como PLANTAÇÃO DE CIDADÃOS, mostra que o papel do Estado está sendo assumido, sutilmente, pelo 3º Setor.

Conforme a Constituição do país, é responsabilidade do Estado assegurar a saúde e a educação para seus cidadãos, mas na atual política neoliberalista o Estado tem garantido o mínimo de recurso para as políticas sociais, motivando a criação de várias entidades filantrópicas.

Na matéria mencionada, a Associação Educacional para Adolescentes e Crianças, o Cepac, tem como principal objetivo “a formação dos futuros cidadãos e protagonistas sociais”,  um objetivo tão escasso em nossas escolas públicas.

Partindo da idéia que uma entidade pode fazer tanto com tão pouco, demonstrado em seu quadro de ações e parcerias, se o Estado aplicasse um pouco mais que o mínimo, se acompanhasse com mais diretrizes os programas e projetos sociais, se acreditasse mais em mentes e menos em números, nossos protagonistas se multiplicariam em proporções extraordinárias.

SE” talvez não seja um sonho! É importante qualquer trabalho voltado para o bem estar social, mas o primeiro lugar neste empreendimento deve ser ocupado realmente pelo dono da nomenclatura: 1º SETOR, o Estado. 

 

Ivone de Morais Rodrigues

 

 

3º setor, questão social, trabalho

quinta 05 junho 2008 22:10 , em SERVIÇO SOCIAL




1 Fan

Nenhum comentário Expressões da Questão Social no Brasil



Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (50.19.144.243) para se identificar     


Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para muitolindo

Precisa estar conectado para adicionar muitolindo para os seus amigos

 
Criar um blog